top of page

ENTENDENDO MELHOR O PERNAMBUCO - CULTURA, HISTÓRIA E PRAIAS

  • Foto do escritor: Leidy Indicatti
    Leidy Indicatti
  • 16 de mar. de 2021
  • 7 min de leitura

Atualizado: 20 de mai. de 2021



Estive em Pernambuco há muitos, muitos anos atrás. Foi uma das minhas primeiras viagens. Na época eu havia conhecido muito pouco da capital (foi um city-tour com mais 40 pessoas, o que fez eu não curtir muito Recife) e Porto de Galinhas ainda era uma vila pequena onde as ruas do centrinho ainda não eram asfaltadas. Agora, vejo que houve uma transformação muito grande nessa região e vou contar aqui minhas vivências e novas percepções.



Recife


Marco Zero - passeio cultural em Recife
No Marco Zero com a Guia Lena

Definitivamente foi uma surpresa linda. Mudei completamente a minha percepção após contratar uma guia local experiente. Uma moradora de Olinda chamada Lena nos apresentou a cultura pernambucana através de um roteiro desenhado especificamente para nós. Eu estava muito interessada em visitar museus e conhecer mais a fundo a história e aspectos culturais da cidade.


Infelizmente muitas pessoas procuram o Nordeste apenas pelas praias e esquecem que toda região possui uma cultura riquíssima. São informações que chegam a nós desde pequenos, desde o tempo da escola e é tão bacana ter um contato direto com essa história viva. Por isso é importante ficar em Recife duas noites ou ao menos reservar um dia inteirinho para esses pontos básicos:

  • Marco Zero e ruas do Centro Histórico;

  • Paço do Frevo;

  • Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes;

  • Museu Cais do Sertão;

  • Instituto Ricardo Brennand;

  • Museu Cultural da Caixa.


Obviamente, além disso há sempre algo acontecendo na cidade. Se for entre novembro e fevereiro as opções são diversas, principalmente no Centro Histórico como feirinhas e apresentações. Já na gastronomia, pude perceber que a cidade tem muitas opções maravilhosas. Infelizmente não consegui provar nada ali, mas deixo aqui a indicação dos restaurantes Ca-já e Ostero.



Olinda


Caso você tenha tempo, uma outra dica é se hospedar pelo menos uma noite ali. A cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade e eu nem preciso dizer que ela é super charmosa. Há vários casarões históricos que agora viraram pousadas e muitos restaurantes legais.


Bonecos de Olinda
Vini praticando para 2022

A guia Lena, por morar lá, nos apresentou muitos cantinhos maravilhosos. Definitivamente o ponto alto dessa visita diz respeito ao Carnaval e a visitação a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda. A empolgação do André, que nos recepcionou lá, e da guia Lena foi algo incrível de se ver e sentir. Para vocês terem uma ideia, eu saí de lá organizando meu Carnaval 2022!


Além do tour histórico, não deixe de dar uma passadinha no final de tarde na praça central onde há várias tendas de artesanato e tapiocas. Aliás, você sabia que a tapioca é considerada um patrimônio gastronômico do Pernambuco? Lá na praça você pode também provar o coco do Sr. Duda. Ele é uma figura muito querida por lá e anda muito triste, visto que sua esposa e companheira de vida faleceu. Pensou em comprinhas? A loja Imaginário Brasileiro tem peças lindas e de muito bom gosto.


Restaurantes

Restaurante Olinda
Vista do Olinda Arte e Grill
  • Oficina do Sabor: aqui você compra um prato específico e leva o prato (o prato mesmo, aquele que te servem a comida, todo personalizado);

  • Bistrô Flor de Coco: fica dentro da Pousada do Amparo, que é super charmosa;

  • Olinda Arte e Grill: se você quer dar um tempo no peixinho e comer uma carne de sol, aqui é o lugar. Além disso, a vista é linda! Tente pegar uma mesa na janela. A sobremesa é maravilhosa! Trata-se de uma cocada ao forno com sorvete de creme e limão com mel do engenho;

  • Esquilos: mais econômico, caso prefira comer algo rápido e economizar;

  • Patuá Restaurante.



Porto de Galinhas


Porto de Galinhas cresceu. E cresceu bastante! A ideia que eu tinha daquela vila de pescadores já não existe mais. Como o turismo cresceu por lá, agora há muitas opções de hotéis e resorts em suas praias. O que faz com que a concorrência cresça e os valores sejam atrativos para o turista.


Centrinho


Porto de Galinhas
Praia do centrinho e o "comércio"

Ali encontram-se pousadinhas mais simples. Há vários restaurantes e lojas para dar uma voltinha à noite. Porém tem algo muito chato que acontece (e muito) ali: a insistência dos vendedores. Na frente de todo e qualquer restaurante ou bar há alguém te oferecendo o cardápio, te parando e "convidando" a entrar. Na praia, as barracas de praia contratam pessoas para atacar os passantes oferecendo guarda-sol e cadeiras. Até mesmo na rua, se você quiser estacionar o carro, terá que pagar.


São ambulantes por todos os lados. Eu tento sempre levar numa boa pois entendo que são pessoas atrás do seu sustendo diário. Por isso lembre-se de ir preparado e paciente nessa região. A praia ali é linda em função das piscinas naturais na maré baixa, mas geralmente é bem lotada (principalmente nos finais de semana).


Praia do Cupe


A maioria dos hotéis e resorts ficam nessa longa faixa de areia. Do centrinho são aproximadamente 8km (dependendo do hotel). Ali o mar não é calmo e não há aquela piscina natural que vemos nas fotos de Porto de Galinhas quando buscamos no google. Por isso cuidado! Suas expectativas precisam estar alinhadas pois na frente da maioria dos hotéis o mar é mais agitado. Geralmente o custo x benefício é melhor ali, mas lembre-se que no quesito mar você pode se decepcionar se não escolher bem.


Praia de Muro Alto


Fica após o Cupe. Possui uma barreira de corais onde, na maré baixa, forma-se uma piscina natural. É realmente linda e bem calminha. Nessa região encontramos resorts e hotéis superiores. Para famílias com crianças é realmente a melhor opção em função do mar.


Carneiros


Praia dos Carneiros, Pernambuco
Praia dos Carneiros e suas belezas

É uma praia lindíssima e está na lista de desejos de muitas pessoas pois ficou entre as 25 praias mais lindas do mundo de acordo com o TripAdvisor. É uma praia com muitas propriedades privadas por isso o acesso não é tão simples como parece pois, para chegar na praia, você precisa acessar alguma pousada ou restaurante.


Caso você goste de confusão e agito, pode comprar o tour mais tradicional e mais barato que as empresas de receptivo fazem (bate e volta de Porto de Galinhas para passar o dia lá). Elas te levam para um Beach Club chamado Bora Bora (geralmente lotado de pessoas) e você passa o dia ali. Particularmente eu não gostei. O que eu recomendo mesmo você fazer é uma destas opções:


  • Opção 1: Se está viajando com mais pessoas, uma forma super exclusiva é alugar uma lancha privada e fazer Carneiros e Ilha de Santo Aleixo no mesmo dia. Desta forma você acessa Carneiros pelo mar e o tour rende boas fotos na igreja aproveitando assim um dia para fazer dois passeios;


  • Opção 2: Ir de carro até Carneiros e fazer um day-use em outro estabelecimento. O Beijupirá é um restaurante bem mais exclusivo e tranquilo. Vá por mim, o ambiente é muito mais bacana. Além dele, há outros restaurantes que permitem esse acesso como o Bangalô do Gameleiro, Restaurante Arikindá e Restaurante Jobar.

Lembre-se: sempre entre em contato com os restaurantes antes de ir. Muitos encontram-se dentro de pousadas e, em função da pandemia, podem estar atendendo apenas os hóspedes.


Carneiros, Sao Benedito
Capela de São Benedito sem aquela tradicional fila de turistas

Dica Liv: se estiver de carro, vá cedo. Se tiver opção de escolha, vá em dia de semana pois nos finais de semana costuma lotar. Procure estar no Beijupirá as 9h em ponto, reserve uma mesa bacana e corra para a Capela de São Benedito (são 20 minutos de caminhada pela beira da praia). Se você chegar lá antes das 10h as chances de tirar uma foto assim, sem fila e sem ninguém, são enormes!


  • Opção 3: Dormir em Carneiros pelo menos 2 noites! Há várias pousadinhas bacanas e muitas são “pé na areia”. Uma delícia! Mas, diferente de Porto de Galinhas que possui uma infinidade de hospedagens, Carneiros ainda tem ares mais bucólicos e poucas opções de hospedagem. A diária de uma pousada simples em Carneiros pode ultrapassar o valor da diária de um resort em Porto de Galinhas.


Praia de Maracaípe


Uma grata surpresa. Geralmente é conhecida apenas dentro de um tour tradicional de buggy que todo turista faz no primeiro dia em Porto de Galinhas. Mas acredite, ela é muito mais do que ir até o rio e ver cavalos-marinhos no mangue. A Praia de Maracaípe tem uma vibe incrível. É uma praia com ondas e muitos surfistas buscam se hospedar nas pousadas ali. Talvez por isso ela carregue essa energia gostosa.


Porto de Galinhas, Maracaípe, Pôr-do-Sol
Pôr-do-Sol no pontal do Maracaípe

Na beira da praia há várias barracas e restaurantes mais descolados e nos finais de semana sempre rola uma música ao vivo por ali. Um deles é o João Restaurante. Mas a cereja do bolo você vai encontrar no final de tarde. No final desta praia há um local chamado Pontal do Maracaípe. É onde o rio se encontra com o mar e o pôr do sol é inesquecível.


Você pode contratar um bugueiro ou, se estiver de carro, pode deixar o carro no estacionamento da Pousada El Paso del Mar (custo R$ 20,00) e ir caminhando e costeando o rio. Ali você vai encontrar várias barraquinhas com cadeiras para aluguel, bebidas e petiscos. Ou, quem sabe, se você estiver comemorando algo especial a dois podes levar uma toalha, um vinho e fazer um pique nique praiano. O local é super propício para uma surpresa romântica. Já pensou?!



Ilha de Santo Aleixo


Ilha de Santo Aleixo, Pernambuco
A Ilha de Santo Aleixo nos proporcionou um dos melhores banhos de mar de toda a viagem

É um dos mais novos tours da região. Trata-se de uma ilha que fica localizada próxima a Sinharém, em média 50 minutos de Porto de Galinhas. Chegando ali, você irá de lancha (15 min) até a ilha.


Dica Liv: prove a cocada do Cacau Show (esse é o apelido do moço). Simplesmente divina! Aliás, ele é uma figura. Se rolar a possibilidade, faça o tour com ele através da agência de receptivo e passeios 4Trip.






Restaurantes em Porto de Galinhas


  • Beijupirá – guarde esse nome pois não tem erro, há vários espalhados pelo Pernambuco;

  • Barcaxeira – prove o escondidinho (o prato individual serve tranquilamente duas pessoas);

  • La Creperie – serve crepes, mas também pratos, o ambiente é bem legal;

  • Mardioca Restaurante.


 

Como me senti quando...


...me dei conta como Porto de Galinhas cresceu.


Em uma década a cidadezinha mudou completamente. O turismo tem o poder de mudar a estética e assim, até mesmo a cultura dos lugares. Pode haver mudanças para melhor ou para pior, depende de como esse processo ocorre. Sinto que o crescimento foi um tanto quanto impensado (como quase tudo no nosso país). Penso que, se todos os ambulantes, trabalhadores e pedintes tivessem acesso a uma educação de qualidade e boas oportunidades, em vez de ganhar uma miséria para insistir junto aos turistas para comprar produtos e serviços eles estariam buscando soluções sustentáveis e não criando mais problemas para a comunidade.


O lixo é um deles, por exemplo. Em diversos lugares vi turistas deixando seus lixos nas praias. Em pouquíssimos lugares vimos canudos de papel junto daquela aquela água de coco geladinha. Em determinada manhã eu saí para correr e encontrei na beira da praia uma enorme tartaruga morta. Aquilo me entristeceu e me fez pensar em como sou também responsável por essa morte. Finalizo então esse texto proponho uma reflexão:


O que nós viajantes e turistas podemos fazer para mudar isso?



 



Obrigada por nos acompanhar.


 
 
 

コメント


Páginas especiais

CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA (em breve)
GIFT CARD (em breve)
LISTA DE CASAMENTO (em breve)

Leia um texto original e com a nossa visão e opinião sobre viagens e destinos.

Acesse: 

LINKS ÚTEIS (em breve)
bottom of page